Xangô e São Jerônimo,sincretizados na Umbanda, são homenageados no dia 30 de setembro; dia perfeito para trabalhos na linha da Justiça e do Conhecimento.
São Jerônimo viveu na Dalmácia, Roma, no ano 347 D.C. Ele foi um estudioso padre , conhecido principalmente seus estudos e principalmente por traduzir a Bíblia do grego e do hebraico para o latim.
Ou seja, ele traduzia as Leis de Deus para a língua mais usada á sua época para que mais pessoas pudessem ter acesso a palavra de Deus. Ele vivia em uma caverna no alto de uma pedreira, onde se dedicava aos seus estudos com tranquilidade
É considerado pelo catolicismo o padroeiro dos bibliotecários, dos tradutores e patrono dos intelectuais, estudiosos e magistrados. A edição de São Jerônimo, a “Vulgata” (publicada em 400 d.C.), ainda é o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana.
O simbolo mais conhecido de Xangô é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem.
Outro símbolo de Xangô é a estrela de 6 pontas, cujo significado é, em si; o poder equilibrador do universo.
Na Umbanda, Xangô é sincretizado com vários santos católicos, como São João Batista e São pedro. Mas o sincretismo de Xangô com São Jerônimo, santo ligado à escritas das Leis divinas e à dedicação aos estudos e ao conhecimento, é frequentemente ligado a uma qualidade específica de Xangô, o “Airá” – Xangô Velho.
Airá aplica a justiça imediata, zelando pela paz entre os homens, quase como um sentinela de Oxalá. Ou seja, Airá cumpre a vontade divina! Por isso, o sincretismo com São Jerônimo é o mais apropriado a esse Xangô.
Além disso, Xangô Airá, sendo o Xangô “velho” é dono de grande sabedoria e conhecimento do mundo. Por isso, ele protege, estimula e ampara todo aquele que se dedica e busca os estudos e o conhecimento.
Várias são as questões que podem ser tratadas pelo “Senhor da Justiça”, o orixá Xangô neste dia especial. Veja aqui algumas delas:
Entre em conosco por meio do botão de contato abaixo e e tire suas dúvidas ou agende já seus trabalhos e tenha a energia deste poderoso Orixá auxiliando em suas causas. As oferendas podem ser feitas no dia de homenagens a Xangô ou em qualquer época do ano em que você esteja precisando das poderosas energias deste Orixá atuando em seu favor!
[si-contact-form form=‘1’]