Confira as datas Comemorativas de Outubro de 2022. E participe da nossa corrente de orações ou realize trabalhos para saúde e proteção.
Outubro é mês de homenagens e oferendas ao Orixá Irôko/Tempo, Rei da nação Angola, e ao Orixá Ossaim, senhor do axé de todas as folhas e ervas.
“O Tempo dá, o Tempo tira, o Tempo passa e a folha vira!” – Esse ditado evidencia a importantíssima regência deste orixá sobre os destinos de tudo o que está vivo, sua implacável influência na natureza, em nossas vidas e em tudo o que está ao nosso redor!
Iroko é considerado o guardião das florestas centenárias e da ancestralidade, sendo representado por árvores seculares de grande porte, adornadas por um ojá (pano branco) e em seus galhos abriga divindades e os nossos ancestrais.
Irôko/Tempo é o orixá ligado ao carma na Umbanda. Ele guia e, assim, ajuda na correção dos entraves cármicos que todo espírito enfrenta nas sucessivas encarnações.
Considerado o Rei da Nação Angola, este orixá tem suas raízes no Candomblé. Por isso, poucas casas dos cultos umbandistas detêm os fundamentos do culto de Irôko/Tempo.
O Orixá Ossaim é senhor das ervas medicinais e litúrgicas. É o detentor do axé das folhas, das quais nem mesmo os outros orixás podem privar-se. Por isso, devem a ele reverência.
A s folhas de Ossaim são fundamentais em todo e qualquer ritual da umbanda. Ou seja, eleé um orixá de suma importância, pois, sem ele, não haveria cerimônias nem culto aos Orixás.
Ossaim tem o poder de despertar em cada folha um axé único, pois cada folha tem sua energia própria e seu papel específico nos rituais. Através do axé das folhas, é possível, então, promover curas, envenenar, mover energias boas ou ruins. Além disso, com o uso das folhas, é possível inclusive progressos tanto materiais quanto espirituais em nossas vidas.
A morada de Ossaim é a mata, a floresta. É onde as folhas crescem abundantemente em seu estado mais puro, ou seja, sem a interferência humana. Por este motivo, quando se adentra uma mata ou floresta para extrair dela qualquer coisa, devemos antes deixar à sua entrada uma oferenda a Ossaim, pedindo-lhe, assim, para adentrar sua morada e para colher de suas poderosas ervas.
[si-contact-form form=‘1’]