Confira neste artigo as principais folhas e ervas de Iansã e seu uso ritualístico, como em banhos, defumações, trabalhos, oferendas e obrigações.
Também conhecida como Oyá, ou Matamba, Iansã é uma Orixá guerreira que tem na natureza o domínio sobre os ventos, furacões, raios e chuvas torrenciais.
Iansã representa o movimento, o fogo, a necessidade de mudança, de deslocamento. Auxilia no despertar da consciência e no equilíbrio das ações humanas.
A Orixá Iansã tem também a regência sobre a condição dos mortos até o portal entre o mundo material e o espiritual.
Quando o corpo é entregue de volta ao barro de Nanã, é Iansã, a Senhora dos Cemitérios; quem conduzirá o espírito, em seus ventos e tempestades, ao plano superior.
Por isso, na espiritualidade, é ela quem domina e conduz os eguns, espíritos recém desencarnados; entregues a ela pelas mãos de Obaluaiê, que preside o desencarne.
Isso faz de Iansã uma das Orixás mais recomendadas para trabalhos como limpeza espiritual, quebra de feitiço e afastamento de rivais no amor ou no profissional.
As folhas e ervas de Iansã são usadas para invocar a força e as energias de Iansã para o ritual em que estejam sendo utilizadas, fortalecendo seus pedidos a esta poderosa Orixá guerreira.
É um poderoso defumador contra Kiumbas e também é excelente em banhos para trazer proteção espirituais, cortar energias negativas e afastar kiumbas, obsessores e zombeteiros.
Ideal para limpeza de ambientes e indispensável nos rituais de iniciação dos filhos de Iansã e Xangô.
Usada nos rituais de iniciação, nos rituais de “retirada da mão” após a morte e nas obrigações de 7 anos.
Esta planta tem um papel fundamental na união dos seres do mundo dos encarnados e do mundo dos espíritos. Por esse motivo, é uma das mais importantes ervas de Iansã, Senhora dos Ventos e dos eguns, que recebe o título de Alakòko, Senhora do Akòko. carregando, assim, uma forte ligação com a ancestralidade e com o elemento ar.
Esta erva e usada principalmente em banhos purificadores e sacudimentos. Indispensável nos rituais dos ancestrais.
As folhas desta árvore são usadas na composição dos abôs e nos banhos para os filhos de Omolú, Nanã e Iansã.
Esta erva é empregada nas obrigações de Egun, e em sacudimentos. Também usada em forma de chá ou in natura para acalmar e suavizar os nervos.
Erva bastante utilizada em banhos para abertura de caminhos de sorte e prosperidade, e também em rituais de sacudimentos.
Esta erva é usada nos banhos de limpeza e descarrego dos filhos de Iansã.
Uma das ervas mais sagradas de Iansã, suas folhas são utilizadas em banhos de descarrego. Seus frutos maduros podem ser usados em rituais na linha de amor e na linha de prosperidade financeira.
Esta erva é usada em rituais para afastar e cortar as influências de eguns e também em rituais de “tirar mão” após a morte.
Erva bastante empregada em banhos de descarrego e em rituais de na purificação e energização de pedras e cristais dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Iansã e Iemanjá.
Importante erva nos rituais e banhos de purificação, descarrego e limpeza espiritual.
Os frutos e as folhas desta árvore são usados em rituais de sacudimentos.
Esta erva é considerada de Iansã em algumas nações de Candomblé e Umbanda e em de Exu em outras nações. No seu uso como sendo de Iansã, é usada principalmente em banhos e rituais de preparação para a feitura do médium.
Esta planta simboliza a vitória, por isso pertence a Iansã. É usada principalmente nas defumações caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para orar as oferendas e comidas ofertadas a Iansã.
Planta muito utilizada em banhos de descarrego.
Erva muito utilizada na composição de abôs, banhos purificadores e rituais de sacudimento.
Especiaria importante em todas as obrigações de cabeça dos filhos de Iansã e na composição do abô. É usada também em banhos de purificação.
Utilizada nas obrigações de bori dos filhos de Iansã, na lavagem das guias e colares de contas e nos rituais de iniciação.
Usada na composição de abô, em rituais de quebra de feitiço, nos rituais para ancestrais.
Usada em rituais de iniciação, abôs, banhos purificatórios e em rituais de sacralização de objetos rituais.
Indispensável nos rituais de Baba Egun.
Usada nos rituais de limpeza espiritual e purificação, na sacralização de objetos rituais, em rituais de sacudimentos e em trabalhos de proteção espiritual.
Usada em rituais de iniciação, sacralização de objetos rituais, banhos purificatórios.
Essa planta é aplicada em banhos tonificantes da aura e limpezas em geral.
As folhas, ramos e flores tem amplo uso em banhos de purificação dos filhos de Iansã. São também muito eficientes em rituais de magia amorosa, principalmente se acompanhadas de mel e arriadas em uma moita de bambu.
Principais folhas e ervas de Erês e Ibejis na Umbanda- As folhas e ervas de Erês e Ibejis são de grande importância para termos sempre sua energia especial e sua proteção diária ou em rituais da Umbanda.
Folhas e ervas de Ogum: conheça seu uso ritualístico - Conheça as principais plantas e ervas de Ogum para uso ritualístico como banhos, defumações, trabalhos, oferendas e obrigações.
Folhas e ervas de Omulú: conheça as principais e seu uso na Umbanda - Conheça as principais folhas e ervas de Omulú para uso ritualístico como banhos, defumações, trabalhos, oferendas e obrigações.
Principais plantas e ervas de Pretos Velhos na Umbanda - Principais plantas e ervas de Pretos Velhos na Umbanda.
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes, ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.
[si-contact-form form=‘1’]
.